Enigma, dentre muitos significados, é um projeto musical de Michael Cretu, onde há muitos anos desenvolve música à sua maneira.
Não pretendo escrever muito sobre ele, pois é magnífico escutar suas músicas e raciocinar sobre, enquanto se deleita em seus aspectos únicos.
Falarei sobre sua música Sadeness Part I, que foi seu primeiro sucesso, porém não o maior. Mas, antes de começar, há algo que quero esclarecer, na qual muitos possuem uma triste concepção:
Enigma não é anticristo, seu projeto procura estabelecer a união entre as religiões, ou olhando de forma mais objetiva, ele procura encontrar o espírito humano como um ser que pode sempre melhorar. Tenta encontrar Deus por si só, independente da religião de quem o busca. Isso pode ser considerado tanto uma forma real e sólida de idealização quanto uma poesia. Apesar de suas músicas e vídeos musicais envolverem ao mesmo tempo erotismo e religião, há a opção de enxergá-lo como crítico de uma alma, mostrando o ponto de vista que ela tem. Como é o caso da música em que escreverei a seguir.
Cretu procura em suas obras mostrar seu próprio estado de espírito e as situações em que está vivendo e que deseja exprimir, livre assim de qualquer estilo musical, pois cada álbum reflete uma maneira diferente de representar sua arte.
Uma rápida apresentação...
Sadeness Part I foi o primeiro trabalho de sucesso no projeto Enigma. Em meados de 1990 começou a criar agitação na mídia e também no círculo de críticos. Esta música, como muitas de seu primeiro álbum MCMXC a.D., foi vetada em veículos televisivos como a MTV, porém sua repercussão global lhe rendeu discos de ouro em mais de 20 países.
A versão comentada é a Extended Trance Mix, na qual é a que compõe o clipe do single, onde há três outras versões: Radio Edit, Meditation Mix e Violent US Remix. Esta é a versão mais famosa.
Mas, o porquê de tanto alvoroço?
A música inicia com um canto gregoriano, entoado em latim, dizendo em seu primeiro verso:
A música inicia com um canto gregoriano, entoado em latim, dizendo em seu primeiro verso:
Procedamus in pace
Nele, podemos encontrar um jogo de palavras, pois, a sua tradução significa Prosseguiremos em paz ou Vamos prosseguir em paz. Porém, a palavra Pace pode significar também, na língua inglesa, Marchar, mudando assim a frase para Prosseguiremos marchando ou Vamos prosseguir marchando. Esta alteração equívoca traz um sentido diferente para o próximo:
In nomine Christi, Amen
O segundo verso, traduzido para Em nome de Cristo, Amém, foi uma frase muito falada em todos os anos de domínio da Igreja Católica sobre a Europa, sendo que a primeira expressão, se utilizada com o termo marchar, pode induzir o ouvinte, principalmente se for sua língua materna for o inglês, a um erro na interpretação da tradução.
Os primeiros dois versos, executados ao calmo som de instrumentos de sopro modificados eletronicamente, traz o início do que parece ser mais uma simples composição lírica, de formato clássico. Porém, após o coro masculino dizer a última palavra, o som de batidas de uma bateria toma o espaço de tempo, introduzindo assim a primeira música européia de grande escala em popularidade, em que há a mistura do canto tradicional gregoriano e do até então pop moderno. Assim, com louvor, começa o estilo Enigma, de Michael Cretu.
A primeira vista isto parece ser um equívoco, ainda mais porque a letra do coro não foi escrita pelo produtor do disco, e sim por Konrad Roland, no álbum Paschale Mysterium, em 1976, na qual se baseou no capítulo bíblico de Salmos 24:7-8. O coro em si não possui nenhuma conotação sexual ou maléfica, expressando-se a paz de Deus, ou a marcha de Deus pela paz, como uma evangelização.
O colocamos agora no contexto da obra Sadeness:
Sadeness, que é um jogo de palavras, significa a fusão de Sade mais a palavra inglesa Sadness, que por sua vez significa “tristeza”. Sade é uma referência ao Marquês de Sade, um homem que, por toda a sua vida adulta, foi perseguido pela Igreja Católica e por Napoleão Bonaparte (leia-se França), pois seus livros, na época da revolução francesa, eram considerados blasfemos. Os ideais de Sade abrangiam temas de liberdade religiosa, sendo ele um adepto ao ateísmo, ao prazer na dor física ou moral do parceiro, e do homossexualismo, chegando a tentar humilhar o heterossexualismo. Apesar de ter em grande parte de sua vida o hospício como lar, ele foi um respeitado filósofo proeminente da luta pela liberdade sexual.
O clipe, produzido pelo próprio líder do projeto, apresenta um estudante, provavelmente Sade, que era uma pessoa normal e dedicada aos seus estudos quando jovem, acabando adormecendo cansado em meio aos seus escritos. O vídeo é interrompido e mostra o sonho do rapaz, que está em frente a um portão, com vários nus esculpidos neste, então, de súbito, aparece uma mulher seminua, séria, o chamando, em francês, de modo a tentar seduzi-lo. Ele permanece obcecado admirando os detalhes dos corpos, e após um tempo hipnotizado com os acontecimentos, ele abre o portão, observa a escuridão que há dentro dele, e tenta escapar, desaparecendo após alguns passos e sua antiga capa entra no portão. Vamos então há alguns versos-chave:
“Levantai, ó portas, vossas cabeças”
Ao dizer estas palavras, o coro ordena que as cabeças esculpidas, agora obtendo uma função de guardiãs, atentem e olhem para o jovem, entretanto, no clipe, elas permanecem imóveis.
"Sade, me diga
Sade, dai-me”
Sade, dai-me”
Estas palavras são continuamente repetidas pela mulher, que começa a cada vez mais a ficar ofegante, de forma e estar exausta no final do movimento, denotando claro poder de escolha, mesmo o pressionando, por parte de Sade.
“Sade, o que você procura?
O bem ou o mal?
A virtude no vício?”
Um homem, não mostrado no clipe, pergunta ao perplexo jovem o que ele realmente quer, pois tem de fazer a escolha, está à frente do portão. Seria esta voz a de um anjo? A de Deus? Ou a própria consciência de Sade?
"Se você é contra Deus, você é contra o homem"
Clara referência a tentação, onde esta frase foi muito pronunciada na idade média pelos católicos evangelizadores. Seria isso uma forma de dizer que, mesmo sem a escolha de Sade ser tomada, o questionador já saberia suas ações? Ou seria um pensamento autocrítico dele mesmo após, em mente, ter feito sua decisão?
"Sade, me diga, por que sangue por prazer? O prazer sem amor?"
Isso explicita o masoquismo, talvez já rondando os pensamentos de Sade, provavelmente já tendo sido experimentado por ele.
"Em nome de Cristo, amém"
Aqui fica bem claro que a decisão já está tomada, e o que vai acontecer já está traçado. E com isto o coro se despede.
Vamos agora a outra parte, o porquê de Michael ter utilizado o trabalho de Konrad e escolhido bem esta estrofe da bíblia (Salmo 24):
1 ¶ [Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
3 ¶ Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
6 Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
7 ¶ Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
3 ¶ Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
6 Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
7 ¶ Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
Quem é o Rei da Glória, quem é Deus? Quem é o Senhor? São essas as perguntas nas quais procurou responder em toda a sua vida; essas onde "apenas aquele que é limpo de mãos e puro de coração", que não se entrega a vaidade, pois ele era um Marquês, poderá encontrar.
As portas nesta música podem representar tanto a "Verdade sobre quem é o Senhor", quanto à verdade sobre "Quem sou", ou quem é aquele que sonhei hoje, quem está dentro de mim.
Na música diz: "Qual a sua religião?”, sendo adepto ao ateísmo, esta pergunta deixa a questão de "o porquê de ela ter sido feita", inexplicada:
Será que é Deus o dizendo para não seguir a religião? Pois ela é feita por homens, e a plenitude do Senhor só vem dele mesmo, através da passagem pelas portas.
Na bíblia diz sobre cabeças na porta, talvez aqueles nus na porta, na qual estavam tanto maravilhando Sade, sejam as vozes dizendo a ele quem é Deus, e o que ele quer. Talvez a capa vermelha seja a proteção de Deus em sua vida.
A partir do momento em que ele escolhe a sua carne, ou seja, a jovem tentadora nua o pressionando para escolher, entre o bem e o mal, pois Deus não pressiona ninguém, ele desaparece, e sua capa entra nos portões. Isto pode significar que ele "morreu" ou "desapareceu" para Deus, para a sua vida.
Mas aquilo era um sonho, e depois ele acorda, em cima de seus escritos, ou seja, provavelmente o seu primeiro livro considerado blasfemo contra a igreja. Se realmente for isso, isso significa que Deus o avisou, aquele sonho mostrava que Ele está acima das religiões, assim poderia O seguir se desejasse, bastava ouvir as vozes das cabeças no portão, mas, não foi essa sua escolha.
Esta música pode tanto ser considerada uma crítica a religião e aos seus atos passados, pois Cretu utiliza muito essa abordagem, mexer com as feridas do passado, como podemos ver em "Silent Warrior", quanto ser encarada como uma crítica de Deus para seus, para não olharmos aos atos dos homens que se dizem Representantes do Divino.
É fabulosa, onde sempre nos leva a perceber que temos Deus ao nosso lado até a última das consequências, mesmo em tempos de guerra, aliás: Sade estava nestes tempos, tanto interior, quanto exterior (revolução francesa, protestantismo...), e assim Deus o estava dizendo para continuar:
"8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra."
Curiosidade:
O portão referido é uma das mais conhecidas esculturas francesas. Chamado de Porta do Inferno, de Auguste Rodin, a obra possui tanto O Beijo quanto o aclamado O pensador, tornando assim este projeto baseado na Divina Comédia de Dante um dos mais complexos e referenciais que admiro.
PS: Michael é heterossexual, foi muito bem casado por anos, e também nunca o vi expressar qual a sua verdadeira religião.
Ligações:
Marques de Sade
-Biografia de Marquês de Sade, para saber mais e ter fontes mais confiáveis, siga a ligação em inglês na página e assim as fontes que aparecerem.
Sadeness
-Enciclopédia em inglês, de onde tirei a maioria das informações.
Meus parabens...
ResponderExcluirAdorei o POST, confesso que não esperava tanto... e serio? somente 1hora?! eu levo o dobro do tempo para escrever "um sexto"...
Para fazer o texto levei uma hora e meia, para posta-lo mais uns 30 minutos, problemas com o estilo da página...:)
ResponderExcluirwww.5lyric.in
ResponderExcluirAdorei o post, agora ca entre nos, essa musica e muuuuuito sensual e erotica p quem n leu a traduçao, ou sou eu q sou loka demais kkkk?
ResponderExcluirBela obra.Bem interessante!
ResponderExcluirGostei das explicações aqui relatadas.
ResponderExcluirMeus parabéns
Gostei muito das explicações, depois leiam um ensaio de Simone de Beauvoir chamado Deve-se queimar Sade?
ResponderExcluirque bela explicação...aliás o rapaz do clipe ( que seria o Sade) é belissimo desde a 1a vez q eu vi o clip sua fisionomia me chamou atenção. Sabe quem é o modelo?
ResponderExcluirabraços
Quero saber quem é o rapaz do clipe :/ O da modelo já achei.
ResponderExcluirO nome da modelo é Cathy Tastet (ou Kati Tastet). Nascida em 1973, na cidade de Toulouse, France. É uma atriz conhecida por Mina Tannenbaum (1994), Bill Diamond - Geschichte eines Augenblicks (1999) e pelo video clipe Enigma: Sadeness - Part I (1990).
ResponderExcluirQue belíssima explicação. Eu simplesmente amo essa música. E ela tem um toque muito sensual. E sobre o nome toda vez que lia me via a mente sadismo (Sadness) Daí resolvi pesquisar até chegar ao marquês de Sade. E me deparei com sua explicação completinha sobre a música. Imagino o alvoroço que essa música causou quando foi lançada.
ResponderExcluir